A história da

Nossa Região

A Região Demarcada do Douro (a Primeira Região Demarcada e Reconhecida do Mundo) foi criada no reinado de D. José I, pelo seu Primeiro-Ministro e futuro Marquês de Pombal, Sebastião José de Carvalho e Melo, por Lei de 1756, a qual após sofrer alterações ao longo dos tempos foi confirmada em 1921.

A 14 de Dezembro de 2001 é classificada pela UNESCO como Património da Humanidade na categoria de paisagem cultural. A região é rodeada de montanhas que lhe dão características mesológicas e climáticas particulares.

A longa tradição de viticultura produziu uma paisagem cultural de beleza excepcional que reflecte a sua evolução tecnológica, social e económica.

Solo

A região é formada pelo complexo de xisto-grauváquico ante-ordovícico com inclusões de uma estrutura de natureza granítica. A composição geológica confere proteção contra a erosão hídrica, boa permeabilidade às raízes e à água e elevada absorção de energia radiante com consequências positivas na maturação e na diminuição da amplitude térmica diurna.

Clima

Os ventos quentes e secos provocam uma maturação mais rápida e uma maior qualidade dos mostos. O microclima de tipo mediterrânico, faz-se sentir com verões muito quentes e invernos muito frios originando vinhos concentrados, texturados e variados, como só esta região pode oferecer.

Castas

As castas plantadas nas nossas vinhas dividem-se em parcelas de castas brancas e castas tintas.

As castas brancas são: Rabigato, Viosinho, Gouveio, Códega do Larinho, Malvasia Fina e Arinto. Temos também uma parcela de vinhas velhas onde se encontram cerca de 20 castas todas misturadas.

As castas dos tintos: Touriga Franca, Touriga Nacional, Tinta Roriz e Alicante de Bouschet.

Exposição Solar

Situadas na margem esquerda do rio Tua, na sub-região do Douro Superior, em pleno coração da Região Demarcada do Douro, as videiras em regime de produção integrada desfrutam de uma excelente exposição solar – sul e poente.

Vinhas

As uvas dos vinhos Cortes do Tua provêm de 15 hectares de vinha divididos em parcelas. As vinhas dos vinhos brancos situam-se a uma cota de 500 a 700 m de altitude. E as dos vinhos tintos situam-se nas encostas do rio Tua, a uma cota de 300 a 400 m.

Adega

A adega Cortes do Tua situa-se na sub-região do Douro Superior em Pombal de Ansiães, Carrazeda de Ansiães.

douro valley

A Localização

As vinhas Cortes do Tua estão situadas na margem esquerda do rio Tua, na sub-região do Douro Superior, em pleno coração da Região Demarcada do Douro. A Adega Cortes do Tua situa-se na sub-região do Douro Superior em Pombal de Ansiães, Carrazeda de Ansiães.

A morada

Rua dos Cabeços, nº2 Pombal, 5140-222 Carrazeda de Ansiães, Portugal